granja viana | cotia | são paulo | br

granja viana | cotia | são paulo | br
VISITAS SÃO BEM-VINDAS!! DIÁRIOS DE MOMENTOS, KANEKO

sexta-feira, 13 de maio de 2011

exposição de esculturas na Galeria de Arte

Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana apresenta:
FITOFORMAS – Esculturas de Lincoln Lucchi
Abertura, 21 de maio, sábado, das 14h às 18h.
De 23 de maio a 24 de junho de 2011

Na sua infância Lincoln já desmontava e criava novas peças. Sua atenção era voltada para o mecanismo, o movimento que elas provocavam e na possibilidade de transformá-las em outros objetos. Assim se manifestou desde cedo a sua base criativa. Descendente de família italiana com característica artesã seguiu o seu percurso intuitivo, e foi à Itália, onde trabalhou e estudou iluminação vivenciando a cidade de Florença e principalmente a Região Toscana.

Com esta bagagem, na volta ao Brasil fundou uma empresa familiar de iluminação onde criou vários desenhos, primeiro de objetos luminárias e depois de sistemas de iluminação. Com o tempo passou a criar esculturas e luminárias especiais.

Está é sua primeira individual. Já realizou algumas mostras, mas em galeria de arte é a primeira vez. São 12 esculturas. Algumas se movem, outras apresentam sons. Mas todas têm em comum o aço, matéria prima para suas esculturas. As plantas são o fio condutor desta série escolhida para a mostra. Um pouco deste universo metálico e rítmico é que o visitante irá encontrar ao entrar na Galeria de Arte a partir de 21 de maio até 24 de junho.

O processo

“FITOFORMAS” surge de um momento especial na vida do artista. É quando ele se empenha no instinto e cria peças pesadas com estranha leveza. Aos 47 anos, Lincoln busca novas formas para expressar suas idéias. “O próprio material vai sugerindo o percurso”, conta Lincoln. “À medida que eu vou recolhendo peças, pescando, elas me levam a novas formas” Estas formas sugerem o tema. No processo Lincoln chega a trazer 600k de material; é um trabalho físico muito intenso. Ao compor e soldar, todos os sentidos são protegidos, tampões de ouvido, luvas e roupas de couro cru e óculos escuros, que levam a uma introspecção. “Estar só com seu self é um trabalho silencioso, árduo e muito meditativo e o local onde está o aço é rústico e insalubre”.

Para Lincoln este reciclar é como parte de um ritual, como se fôssemos índios com a missão de construir totens de fé com apenas as madeiras caídas da floresta.

Para o artista todas as suas obras dão “trabalho igual” e divide o processo em três etapas: escolha e intuição é a coleta; corte e acabamento é a ação; montagem e solda é a reflexão. Através desse exercício, pedaços de aço são re-interpretadas em esculturas lúdicas e únicas, a beleza do acaso tão presente em nossa vida.

FITOFORMAS
De Lincoln Lucchi
Esculturas de Aço em diversos tamanhos e formatos
Curadoria: Silvia Lucchi
Abertura, 21 de maio, sábado, das 14h às 18h, para convidados.
De 23 de maio a 24 de junho de 2011
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana
Rua São João, 246 – Granja Viana
De seg a sexta das 11h às 19h
Entrada Franca

Lincoln Lucchi, designer de luz - Últimos trabalhos: 2010 A CASA museu do objeto brasileiro, iluminação exposição NA CABEÇA; cenários do“QUINTAS MUSICAIS” realizados no MUBE- museu brasileiro da escultura; iluminação “Jazz do Fundos”. Iluminação Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por comentar. Em breve estarei respondendo.